Corpus Christi movimenta paróquia nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 3 de junho  acontece a celebração de Corpus Christi em nossa paróquia. A festa litúrgica do sacramento da Eucaristia começa às 16 horas, com a procissão, seguida da Santa Missa. Toda a comunidade está convidada a participar da celebração e também da preparação dos tapetes ornamentados, feitos à base de pó de serra colorido e sal grosso, a partir das 8h.

Todas as pastorais estarão envolvidas nas atividades, mas mesmo quem não pertence a nenhum grupo ou movimento está convidado a participar. Venha, traga e traga sua família e amigos! 

A procissão terá início sairá da Rua Padre Rodolfo, prosseguindo pelas ruas Pedro R. de Araújo e Augusto Edson Eike. A entrada se dará pela porta principal da paróquia e o percurso terá pouco mais de um quilômetro.

Na Celebração Eucarística deste dia, após a procissão, as pessoas estão sendo motivadas a doar cobertores, durante o ofertório, que posteriormente serão doados às famílias atendidas pelas obras sociais da nossa igreja.

Tradição milenar

Corpus Christi, em latim, ou simplesmente Corpo de Cristo, é uma comemoração milenar instituída pela Igreja Católica para lembrar a presença viva de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia. Para nós, católicos, as palavras de Jesus “Isto é o meu Corpo, isto é o meu Sangue”, não são simples metáfora ou comparação. Acreditamos que ao longo da celebração eucarística, o pão e o vinho – as nossas ofertas – são transformadas em Corpo e Sangue de nosso Senhor, sem contudo perder o seu aspecto visível. Acreditamos que no sacramento da Eucaristia estão “verdadeiramente contidos, real e substancialmente, o Corpo e o Sangue, juntamente com a alma e a divindade de nosso Senhor Jesus Cristo” (Concílio de Trento, 1545-1563). É a este mistério da fé que nós fazemos referência quando falamos de “consagração

A festa de Corpus Christi, instituída pelo Papa Urbano IV em 11 de agosto de 1264, é realizada anualmente na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. Já a procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código Canônico (art. 944).

No Brasil, a tradição de enfeitar as ruas com tapetes originou-se em Ouro Preto, Minas Gerais e a prática foi adotada em diversas dioce-ses do território nacional. A celebração de Corpus Christi consta da santa missa, da procissão e da adoração do Santíssimo.

 VENHA PARTICIPAR CONOSCO!

 

Compartilhe no Whatsapp !
Compartilhar