Diocese se alegra em celebrar o Encerramento de seu Sínodo

 

 

A  Paróquia Sagrada Família e a Diocese de São José dos Campos se alegram em concluir o seu primeiro Sínodo Diocesano em  Santa Missa realizada na Catedral São Dimas no dia 16 de julho, presidida por Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo da Arquidiocese Metropolitana (Região Sul 1) do qual a Diocese de São José dos Campos faz parte, e co-celebrada por Dom Moacir Silva, bispo diocesano de São José dos Campos e  Dom Eusébio Oscar Scheid , Cardeal Arcebispo Emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro. 

 A palavra “sínodo” é de origem grega é significa“caminhar juntos” .  Através da união de esforços dos 142 delegados sinoidais formados por leigos, seminaristas, diáconos, religiosos e sacerdotes que oraram, discutiram e  trabalharam juntos com o episcopado por quase 02 anos,tornou-se possível a formação de um documento conclusivo que servirá como diretriz para a realidade da ação pastoral  e evangelizadora de nossa Igreja Particular.

 Antes do rito inicial, foi exibido um vídeo produzido pela Pastoral da Comunicação Diocesana  que apresentou à Comunidade quais foram as inspirações para formação do Sínodo e como os trabalhos se desenvolveram:  “A grande motivação para a convocação do Sínodo foi a constatação de que nossa diocese está numa região que cresce diariamente em todos os sentidos: nas conquistas, nos valores, na tecnologia, assim como nos desafios para a nossa missão evangelizadora. E a perspectiva de crescimento e desenvolvimento aumenta sempre mais,” explicou Dom Moacir Silva, a quem coube a função de apreciar e aprovar as sugestões do Sínodo.

 A Paróquia Sagrada Família foi representada por 02 delegados sinoidais:  Inês Bruno e João Queiroz e ainda por mais outros 02 paroquianos :  Luigi Bertoncini  que integrou a  Comissão Serviço de Caridade, Justiça e Paz  e Teresinha Marques que atuou na Comissão de Liturgia, além do pároco Pe André Torres,sdb que foi membro da Comissão de Ministério Ordenado e Vida Consagrada.

07 delegados sinoidais conduziram velas acesas em um candelabro que representou as 07 regiões pastorais da Diocese. A Comunidade presente também parabenizou Dom Moacir pelo seu aniversário natalício ocorrido naquele mesmo dia.

Acessem os registros deste momento agraciado de nossa Igreja. Clique duas vezes sobre elas para ampliá-las! 

Compartilhe no Whatsapp !
Compartilhar