Artigo Pe. Silvio: Viver a misericórdia em nossas atitudes

Celebramos a Festa da Misericórdia, no primeiro domingo da Páscoa! Um legado deixado por São João Paulo II, ajudando-nos a compreender que, do lado aberto de Jesus na Cruz, jorrou sangue e água, sinal do seu amor imenso por todos nós!

Talvez nunca sejamos capazes de expressar com palavras, o sentido pleno dessa forma de amor. Somente contemplando o acontecimento da Cruz, teremos alguma condição de entender o quando Deus nos ama!

Quantas vezes temos dificuldade de expressar um pouco de amor para com as pessoas que amamos, para aqueles que são próximos a nós? E Jesus não morreu pelos seus amigos ou companheiros apenas, mas morreu por aqueles que o abandonaram, por aqueles que o ironizaram, por aqueles que o humilharam. Morrer por quem expressa ódio por nós, não é algo para qualquer ser humano.

É um amor que tem um preço muito alto! E, infelizmente, muitos ainda duvidam ou ignoram essa prova de amor, preferindo viver na própria ignorância de suas vidas! Mas Deus continua derramando o seu amor por todos os seus filhos. Ele continua a nos esperar.

Essa é a bondade do nosso Deus! Um amor de esperança, amor abundante, amor que não se cansa de nos esperar!

Como compreender a misericórdia de Deus, se muitas vezes temos dificuldade de viver atitudes de misericórdia para com nosso próximo? Ser bom com quem é bom, é fácil! Ser bom em alguns breves momentos da vida, é fácil! Viver a bondade em todos os momentos e nas mais diversas circunstâncias, pode ser algo muito mais exigente para nós!

O bem se aprende! É preciso entrar na escola da misericórdia e aprender com o próprio Cristo o esforço cotidiano de aplicar em nossas vidas, pequenos gestos de bondade, de mansidão, de tolerância e, expulsar dos nossos corações todo espírito de rivalidade, de competitividade, de arrogância, de intolerância e tudo mais que nos faz pessoas tão indiferentes e egoístas.

Que a misericórdia de Jesus nos ensine a termos gestos de misericórdia! Como é bom aprender a semear o bem! Sentimo-nos mais livres e felizes!

Compartilhe no Whatsapp !
Compartilhar