Pastoral da Educação: foco nos professores

No ano do Cinquentenário, nasceu na Sagrada Família a Pastoral da Educação, com o compromisso de incentivar os educadores católicos da Paróquia ao protagonismo no processo de evangelização na esfera da educação.

O objetivo principal deste grupo é promover, articular e organizar ações evangelizadoras no mundo educacional, que compreende escolas, meios de comunicação social, famílias e agremiações, para prestar seu serviço e anunciar o evangelho.

Os membros da Pastoral recebem uma formação especifica como agentes na esfera da fé, da metodologia e da celebração, sendo sinal do Reino de Deus, de forma comprometida e ética, entre os jovens e as crianças que frequentam as cerca de 35 escolas próximas a Paróquia.

Propostas do grupo

A Pastoral da Educação pretende ser uma reflexão e ação conjunta que questiona criticamente, à luz dos valores evangélicos, a educação em si, os processos educativos e as estruturas e movimentos da Educação, bem como a vida e ação dos educadores, pais, professores, comunicadores, formadores de opinião e pessoas que influenciam na formação humana. Essa pastoral quer ser mais um exemplo de Igreja em saída, como propõe o Papa Francisco.

O foco de ação da Pastoral da Educação é o educador, pois ele é o responsável por estimular o prazer de compreender, descobrir, construir o conhecimento no aluno. É preciso ensinar a pensar a realidade e a priorizar a infância e a juventude e a formação de lideranças.

A primeira atividade da nova pastoral foi a palestra sobre o “Suicídio”.

Mais informações sobre a pastoral com a coordenadora Tania Campos
(celular 98267-2901) ou pelo email
pastoraldaeducacao.sdb@gmail.com.

 

Compartilhe no Whatsapp !
Compartilhar