Não te entregues à tristeza

Consolar-se em Deus não neutralizará você de se entristecer, mas, com toda certeza, sua tristeza se transformará em alegria

“Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos. Pois a tristeza matou a muitos” (Eclo 30,22).

Não é raro ver pessoas convencidas de que existe algo terrivelmente errado no mundo em que vivem, pois elas não se encaixam em nenhum grupo ou estilo de vida, isolam-se para não cooperarem com os modelos de vida existentes.

Com frequência, vemos pessoas tensas e estressadas, incapazes de se concentrar. Elas caem no sofrimento e na culpa, que eleva o estado de fraqueza interior. Não conseguem corresponder aos desejos mais profundos de suas almas, não concretizam os sonhos ou as simples ações do cotidiano e tornam o sentimento de depressão o regulador de suas vidas. Elas sabem que as coisas deveriam ser diferentes, mas não se veem em condições de dar uma resposta. Sentem-se oprimidas pela frustração, que, muitas vezes, é expressada pela violência indireta, que mutila a alma e o corpo, enfraquece o espírito e destrói seu claro propósito de vida, jogando-as num afastamento suicida do mundo.

O mundo, sozinho, é incapaz de dar soluções para este mal que assola a contemporaneidade. Assustadas, as pessoas omitem sua existência e recusam a realidade, porque não toleram a incapacidade de trazer alívio aos filhos de seu tempo.

Buscar ajuda pode ser o caminho para sair dessa armadilha. Não é viver só! E mesmo quando a orfandade as visita, podem salvar o esplendor da vida.

Jesus disse que veio trazer vida, e vida em abundância (João 10,10), pois para aqueles que buscam Sua face, não haverá tristeza, porque a alegria do Senhor será sempre a Sua força (cf. Neemias 8,10).

Consolar-se n’Ele não as neutralizará de se entristecerem, mas, com toda certeza, sua tristeza se transformará em alegria (João 16,20). A dinâmica de aproveitar a vida para essa geração pode sugerir um futuro aparentemente tranquilo, mas nunca serão capazes, por elas mesmas de satisfazerem os anseios mais profundos do ser humano. Só quem dá a vida é capaz de gerar vida! A escolha é sua.

Deus abençoe,
Ricardo Rezende
Ricardo Rezende é consagrado e seminarista da Comunidade Canção Nova, formado em Administração, Filosofia e graduando Teologia. Pregador da Palavra e palestrante, é também locutor do programa “Terço em família”, na Rádio Canção Nova e atua nos projetos de conteúdos internacionais da TVCN.
Compartilhe no Whatsapp !
Compartilhar