Pe. Camilo toma posse como novo pároco da Sagrada Família

O Pe. Camilo Profiro da Silva foi oficialmente empossado na noite desta quinta-feira (07/02) como novo pároco da Paróquia Sagrada Família, em São José dos Campos.

A Santa Missa foi celebrada pelo bispo diocesano, Dom José Valmor Cesar Teixeira, e concelebrada pelo inspetor salesiano, Pe. Justo Ernesto Piccinini. Na ocasião, também tomou posse como vigário paroquial e diretor da casa salesiana o Pe. Antonio Carlos Galhardo.

A missa reuniu padres de outras paróquias da Diocese de São José dos Campos, diáconos e o vigário Pe. Wilson Fiorin. E contou com a presença sempre marcante e entusiasmada da comunidade paroquial, suas pastorais, grupos e movimentos.

Uma comitiva da Paróquia Santa Teresinha, de São Paulo, com cerca de 70 pessoas, prestigiou a posse do seu ex-pároco, que não escondeu a emoção com a presença de todos.

Durante a celebração se desenvolveu todo o rito canônico de posse do novo pároco. Ao iniciar sua homilia, Dom Cesar fez questão de mencionar o ex-pároco, Pe. Silvio Cesar da Silva, que permaneceu na Sagrada Família por 9 anos, sendo 3 como vigário e 6 como pároco.

“Uma das principais virtudes do homem é saber agradecer. Obrigado Pe. Silvio pela sua presença entre nós, seus ensinamentos e dedicação por todos esses anos”, disse o bispo, que em seguida foi aplaudido de pé pelos presentes.

Citando uma passagem do Evangelho sobre uma “igreja em saída”, como prega o Papa Francisco, o bispo fez um paralelo sobre a missão dos padres de se alternarem nas paróquias, como algo natural dentro das congregações.

Ele também destacou que sempre fica encantado com o entusiasmo e a espiritualidade demonstrados pela comunidade salesiana da Sagrada Família, que para ele é uma característica especial e um exemplo para a diocese.

Em seu depoimento, o inspetor salesiano, Pe. Piccinini, lembrou que há anos conhece o Pe. Camilo, ressaltando que a comunidade receberá um padre amigo e extremamente acolhedor.

Emoção

Pe. Camilo agradeceu ao bispo, padres presentes e à comunidade. E se emocionou ao se dirigir aos paroquianos da Santa Teresinha, dizendo que aquela comunidade estará para sempre no seu coração.

O novo pároco se disse feliz e motivado por agora fazer parte da “Sagrada Família, ao lado de Jesus, Maria e José” e citou a presença do Pe. Rodolfo. “Não é toda paróquia que pode dizer: eu tenho um santo e o santo é de casa”.

Falando em nome dos paroquianos, o Dc. José Luiz Lessa se dirigiu ao Pe. Camilo dizendo que ele deve se sentir acolhido por uma comunidade participativa, entusiasmada e que busca, cada vez mais, crescer na espiritualidade. “Pe. Camilo, sinta-se em casa”, disse.

Após a celebração, houve um momento de confraternização, ocasião em que Pe. Camilo e Pe. Galhardo receberam os cumprimentos de todos.

Compartilhe no Whatsapp !
Compartilhar