Palavra do pároco: Pe. Camilo Profiro da Silva

A nossa paróquia tem a alegria de ser dedicada à Sagrada Família. Sendo assim, nada mais oportuno do que fazermos, a cada mês, uma breve reflexão sobre esta realidade tão importante para a Igreja e para a sociedade.

Para termos sobre o assunto uma orientação segura e uma palavra autorizada, o recurso à palavra do Papa é um bom caminho. Nesta direção, escolhemos seguir a carta de São João Paulo II – Familiaris Consortio – como fio condutor.

Logo ao abrir a carta, o Santo Padre afirma: “A FAMÍLIA nos tempos de hoje, tanto e talvez mais que outras instituições, tem sido posta em questão pelas amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura. Muitas famílias vivem esta situação na fidelidade àqueles valores que constituem o fundamento do instituto familiar. Outras tornaram-se incertas e perdidas frente a seus deveres, ou ainda mais, duvidosas e quase esquecidas do significado último e da verdade da vida conjugal e familiar. Outras, por fim, estão impedidas por variadas situações de injustiça de realizarem os seus direitos fundamentais. Consciente de que o matrimônio e a família constituem um dos bens mais preciosos da humanidade, a Igreja quer fazer chegar a sua voz e oferecer a sua ajuda a quem, conhecendo já o valor do matrimônio e da família, procura vivê-lo fielmente, a quem, incerto e ansioso, anda à procura da verdade e a quem está impedido de viver livremente o próprio projeto familiar. Sustentando os primeiros, iluminando os segundos e ajudando os outros, a Igreja oferece o seu serviço a cada homem interessado nos caminhos do matrimônio e da família”.

Façamos também nós este caminho de reflexão sobre o papel da família, olhando em primeiro lugar para a nossa própria família, buscando renovar em cada lar as motivações profundas para a nossa comunhão de amor.

E rezemos, cada vez mais, para que as famílias sejam o lugar privilegiado de encontrar, aprofundar e viver intensamente a própria fé.

Um abraço carinhoso a todos.

Artigo publicado no informativo paroquial de março/2019

 

 

Compartilhe no Whatsapp !
Compartilhar