Artigo Pe. Silvio: Descobrindo a Sabedoria

Outro dia, deparei-me com um bonito pensamento de Cora Coralina: “O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes” e deixei que os minutos corressem um pouco diante de mim, envolvendo-me com a significatividade dessas palavras.

Tenho a certeza, cada vez mais, de que a verdadeira sabedoria tem como mestra a vida, nossa maior escola. E quando encontramos a via da humildade, então nos tornamos os melhores alunos, capazes de detectar a essência de todo ensinamento que ela pode nos oferecer.

A Palavra de Deus, em muitos momentos, ensina-nos que somente os humildes herdarão o Reino dos Céus, o próprio Jesus assim agradece ao Pai, por revelar as coisas do alto aos pequenos ou Maria, que ao ser visitada pelo anjo Gabriel, canta a queda dos poderosos diante da exaltação dos humildes, que o Senhor fará.

Porém, ainda vamos nos deparar, sempre, com pessoas que preferem viver de suas arrogâncias e prepotências, como se fossem as únicas na humanidade. É triste que ainda existam pessoas tão pequenas e limitadas.

O Reino de Deus, apresentado por Jesus, aponta o avesso de tudo, onde o pequeno é aquele que será grande e o último será o primeiro, aquele que lava os pés. É claro que tal ensinamento incomodou e incomoda a muitos, pois vai contrário à lógica desumana do mundo que vivemos. A escolha é nossa!

Que cada um se abra aos ensinamentos da vida, com toda humildade do coração! É bom que tenhamos a ciência acadêmica, os aprendizados escolares, mas não nos esqueçamos nunca, que a maior de todas as universidades acadêmicas é a vida que temos diante de nós!

Deixemo-nos encantar pela simplicidade da vida, aromatizada pelo café no fogão de lenha, pelas lembranças de família, muitas vezes partilhadas nas boas conversas de finais de tarde, nos abraços demorados e naquele passeio pelo quintal, onde a história das nossas famílias foi tecida em cada detalhe.

Eis a sabedoria que não nos pode faltar!

Pe. Silvio Cesar é pároco na Paróquia Santa Terezinha, em São Paulo

Compartilhe no Whatsapp !
Compartilhar