Corpus Christi: 20/06. Participe!

No próximo dia 20 de junho, a comunidade paroquial estará reunida para a celebração do Corpus Christi. Pela manhã, a partir das 8h, os paroquianos se reúnem para a preparação dos tapetes ornamentais, por onde o Santíssimo irá passar. À tarde, a partir das 16h, acontecerá a procissão e a missa.

A festa de Corpus Christi surgiu no século XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, através da freira Juliana de Mont Cornillon, que tinha visões onde Jesus lhe pedia esta festa litúrgica.

Na mesma época o Pe. Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma missa na Itália e durante a consagração gotas de sangue caíram da hóstia sob o corporal. Após esse fato, o então Papa Urbano ordenou que as relíquias da consagração fossem levadas até ele na cidade de Orvieto. Assim que as recebeu saiu em procissão com elas pelas ruas e ao apresentá-las ao povo disse: Corpus Christi.

O Papa Urbano prescreveu que na quinta-feira após a oitava de Pentecostes fosse celebrada a festa em honra do corpo de nosso Senhor. São Tomás de Aquino foi encarregado de compor o ofício da celebração, mas foi só no século XIV que o então Papa Clemente V tornou a festa um dever canônico mundial. Com o tempo muitos lugares foram aderindo aos enfeites pelas ruas e casas.

A celebração de Corpus Christi é a única em que o Santíssimo sai em procissão pelas ruas.

Não deixe de participar deste momento tão sublime!

Compartilhe no Whatsapp !
Compartilhar