Educação: Desafio e Urgência

No dia 27 de junho a Pastoral da Educação e a Catequese reuniram-se para um momento de espiritualidade especial destinado aos educadores e catequistas, com o objetivo comum de refletir sobre os desafios e a urgência nas questões educacionais e nas mudanças nos paradigmas atuais nas relações escolares e familiares.

Nessa iniciativa os agentes das pastorais, procurando seguir os ensinamentos de Dom Bosco, ouviram a partilha de Dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo emérito de Passo Fundo, sob o tema APRENDEI DE MIM..DESAFIO E URGÊNCIA.

Ele ministrou a palestra abordando a abertura e as dificuldades nas relações entre os educadores com as crianças e jovens e como precisam aprender a trilhar os caminhos do amadurecimento e assumir com coragem a vocação de educar.

Num sentido amplo a Pastoral da Educação é toda a ação da igreja e sua missão, pois a igreja não existe para si mesma e sim na função de anunciar Jesus aprendendo Dele a proximidade com o aprendiz. Estar com o outro para conhecê-lo, valorizá-lo e acompanhá-lo em seus projetos, colocando limites.

Dom Altieri destacou que a missão da igreja é a educação para a fé, nossa ciência mais eminente, nossa alegria deve ser anunciar as insondáveis riquezas do Seu Mistério.

A Pastoral da Educação é assim, a presença evangelizadora da igreja no mundo da Educação, com uma reflexão e ação conjunta que questiona criticamente, os processos, as estruturas e sendo uma fonte capaz de saciar as sedes das famílias e dos educadores por excelência, de uma educação cheia de oportunidades, fé, afeto, acolhida, amizades verdadeiras, conhecimento, proximidade, dedicação, respeito, tolerância e escuta, de trabalho.

A Pastoral da Educação deve contar com educadores transformadores que estão presentes no mundo dos jovens, mas não são do mundo. Ela deve atuar em todos os campos onde o ser humano está em formação. Vamos respondendo quais são os maiores desafios para a articulação, com passos concretos para o êxito deste trabalho a favor dos jovens e crianças.

O próximo encontro de formação da Pastoral Educação será em 01 de agosto e todos somos convidados: agentes, professores, catequistas, educandos, pais, lideranças religiosas e demais pastorais.

Tania Campos – Pastoral da Educação

Compartilhe no Whatsapp !
Compartilhar