Educação:  Desafio e Urgência

Nos dias 23 e 24 de agosto a Pastoral da Educação da Paróquia Sagrada Família participou do Encontro dos SUB Regionais da Aparecida e SPII da Educação em São José dos Campos, em um momento de espiritualidade destinado aos agentes e educadores, no Colégio Nossa Senhora Aparecida.

O tema do encontro foi “Eu o instruirei e o ensinarei o caminho que deve seguir: eu o aconselharei e cuidarei de você”, e teve o objetivo de refletir sobre os desafios e a urgência nas questões educacionais e nas mudanças nos paradigmas atuais nas relações escolares e familiares. Foi conduzido pelo Diácono Carlos Eduardo e Irmã Mônica.

Nessa iniciativa os agentes da pastoral procuraram seguir os ensinamentos de D. Bosco ao ouvir a partilha de Dom José Walmor Cesar Teixeira, bispo de São José dos Campos, com grande incentivo aos participantes neste trabalho tão especial para a igreja.

“Num sentido amplo a pastoral da educação é toda a ação da igreja e sua missão, pois a igreja não existe para si mesma e sim na função de anunciar Jesus aprendendo Dele a proximidade com o aprendiz. Dom Cesar destacou que a missão da igreja é a educação para a fé, nossa ciência mais eminente, nossa alegria deve ser anunciar as insondáveis riquezas do Seu Mistério”.

Tivemos também a presença da Maria Teresa Rosa, discorrendo sobre o tema: “Cuidados com a Juventude”, abordando a abertura e as dificuldades nas relações entre os educadores com as crianças e jovens e como precisam aprender a trilhar os caminhos do amadurecimento e assumir com coragem a vocação de educar. Estar com o outro para conhecê-lo, valorizá-lo e acompanhá-lo em seus projetos.

A tarde a psicóloga Tatiane trouxe o tema “Cuidados com o professor” sobre a importância de cuidar bem do professor e da sua saúde física e mental, para que ele possa cuidar dos seus aprendizes com propriedade e discernimento”. A Educação deve contar com educadores transformadores que estão presentes no mundo dos jovens, mas não são do mundo. Ela deve atuar em todos os campos onde o ser humano está em formação.

Alguns jovens das escolas e paróquias da diocese abrilhantaram o encontro na Noite Cultural com música, arte, teatro e hip hop, todos conduzidos com muita alegria e descontração.

A Pastoral da Educação é assim, a presença evangelizadora da igreja no mundo da Educação, com uma reflexão e ação conjunta que questiona criticamente, os processos, as estruturas e sendo uma fonte capaz de saciar as sedes das famílias e dos educadores por excelência, de uma educação cheia de oportunidades, fé, afeto, acolhida, amizades verdadeiras, conhecimento, proximidade, dedicação, respeito, tolerância e escuta, de trabalho.

O encontro teve o encerramento com a Santa Missa celebrada pelo Pe. Rinaldo R. Rezende e convidou a todos para esse trabalho: agentes, professores, catequistas, educandos, pais, lideranças religiosas e demais pastorais.

Junte-se a nós! A próxima reunião será em 12/set/19, das 19h às 20h.

Tania Campos – Pastoral da Educação

Compartilhe no Whatsapp !
Compartilhar