SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI  2020

“Viva Cristo na hóstia sagrada, nosso  Deus, nosso pão, nossa lei. Entre nós no Brasil, pátria amada; Viva Cristo Jesus, nosso Rei!”

PROGRAMAÇÃO

“Brasileiros em preces e cantos; Vamos todos Jesus aclamar; Rei dos homens dos anjos e santos; Nós Te cremos presente no altar!”

Nesta quinta-feira, 11 de junho, a Igreja celebra a Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, Corpus Christi, mas este ano será bastante diferente por conta da pandemia do novo coronavírus. Em sintonia com as demais paróquias da Diocese de São José dos Campos, a Paróquia Sagrada Família preparara uma programação especial – solidária e dinâmica – para o próximo dia 11.

Na Paróquia Sagrada Família não acontecerá a tradicional confecção de tapetes neste ano, nem mesmo a solene procissão com o Santíssimo Sacramento. A Santa Missa será celebrada às 7h30, na Capela da Comunidade Salesiana (ou seja, não contará com a participação pública dos fiéis) e será transmitida Ao Vivo pelos canais oficiais. A Adoração Eucarística terá início às 8h, na Igreja Matriz da Sagrada Família, até às 16h30, quando concluirá com a benção solene do Santíssimo Sacramento.

Os paroquianos que desejarem fazer um breve momento de oração pessoal neste dia,  diante do Santíssimo Sacramento, conforme o rito de exposição solene, deverão estar atentos as orientações dadas pela Vigilância Sanitária no tocante à prevenção do contágio da COVID-19: uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos com álcool gel, distanciamento mínimo entre as pessoas, controle do acesso para evitar aglomeração de pessoas, etc. Igualmente, seguir os avisos no local e ou possíveis orientações dos colaboradores diretos.

DOAÇÕES

“No Natal nosso irmão Te fizeste; Por bondade do Teu coração; Mas agora em amor tão celeste; Queres mais: Queres ser nosso pão!”

O louvor a Jesus Eucarístico também poderá será manifestado pelo compromisso com os necessitados, realizando o “Corpus Christi solidário”, buscando com isso, honrar a presença do Senhor nos sofredores e participar de sua alegria de fazer-se pequeno para engrandecer os outros. Na visita ao Santíssimo Sacramento, os paroquianos poderão entregar doações, como: cobertores, alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal. Também, depositar suas ofertas – como de costume – no espaço reservado ao Dízimo.

DINÂMICA

“Por nós homens no altar Te ofereces; A Deus Pai, como outrora na Cruz; Também nós, nossas almas em preces; Ofertamos contigo, Jesus!”

A Solenidade de Corpus Christi é a celebração em que solenemente a Igreja Católica comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas. Por isso, a PASCOM Sagrada Família pensou numa forma dinâmica para viver o testemunho público mesmo em tempos de situação emergente.

Deste modo, como anos atrás surgiu no ambiente virtual uma proposta diferente, e até por isso, amplamente aderida pelos jovens: o #TBT, #ThrowbackThursday (“quinta-feira do retorno”), aproveitaremos da mesma para expressar o nosso louvor ao Santíssimo Sacramento do Altar.

A dinâmica compreende um louvável exercício de memória, sobretudo, em tempos como o nosso, quando tudo passa muito rápido e corre o risco de ser esquecido. Curioso e significativo para nós e que, dentre os dias da semana, foi escolhida a quinta-feira, dia da perfeita memória: a Eucaristia. Ela não traz ao presente um ato que ficou no passado. Ela faz o nosso presente ir aquele momento único em que Cristo Jesus institui o Sacramento.

Então, neste ano como não serão possíveis os tradicionais tapetes e procissões, expressões e manifestações da nossa fé eucarística, podemos criar um tapete diferente, usando do #TBT. Vamos criar um tapete no feed de nossas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter…), o que permitirá a procissão de muitas pessoas, que vão passando e vendo nossas postagens carregadas do nosso amor e intimidade para com a Eucaristia.

FOTOTECA

“Hóstia Santa, das almas a chama; Sol do mundo, das noites a luz; O Brasil genuflexo Te aclama; Salve, Rei! Salve, Cristo Jesus!”

Por fim, prepare já aquela foto da sua primeira comunhão, por exemplo. A foto dos tapetes e procissões passadas ou alguma foto da nossa comunidade reunida na Eucaristia. Disponibilizamos AQUI uma foto de Jesus Eucarístico sobre o altar da Igreja Matriz da Sagrada Família, para que você utilize como plano de fundo da tela inicial ou bloqueada do seu celular, para recordar-se durante todo o dia deste Augusto Sacramento.

Ao postar o seu #TBM eucarístico, utilize as hashtags oficiais:
#SomosASagradaFamilia
#CorpusChristi2020
#DioceseSJC
#Salesianos

A Paróquia Sagrada Família disponibiliza, por meio de ser perfil oficial no FLICKR, inúmeras fotos dos seus paroquianos e visitantes durante a realização dos eventos oficiais. Não deixe de conferir os muitos álbuns existentes… nossos fotógrafos sempre trouxeram belíssimas imagens da comunidade reunida para celebrar a Eucaristia.

Lembre-se:

“Não omitais nunca a visita […] ao Santíssimo Sacramento, ainda que seja muito breve, mas contanto que seja constante”. (Dom Bosco).

Somos a Sagrada Família dos filhos de Dom Bosco, amantes da Eucaristia!

Rômulo Paula / PASCOM 

Confira AQUI o vídeo do hino do VII CEN (Congresso Eucarístico Nacional):“Viva Cristo, na hóstia sagrada”, que estruturou a redação desta matéria especial.

 

 

Compartilhe no Whatsapp !
Compartilhar