NOITE DA PIZZA: AÇÃO E ORAÇÃO!

A notícia da readmissão gradual dos fiéis às celebrações litúrgicas, em todo o território da Diocese de São José dos Campos, gerou grande alegria em todos os diocesanos. Sabe-se que uma série de cuidados deverão ser obrigatoriamente seguidos por todos aqueles que fora dos grupos de risco desejarem retornar de imediato às celebrações presenciais. Com isto, tornar-se-ão ainda mais necessárias, a contribuição e a participação dos paroquianos, nas iniciativas que visam a manutenção e o sustento da Paróquia.

Providencialmente, o início da readmissão gradual dos fiéis às celebrações litúrgicas se dará num final-de-semana particularmente muito especial para a comunidade paroquial. Os dias 15 e 16 de agosto, em uma Comunidade Salesiana, marcam a comemoração de uma das maiores marcas do carisma salesiano: a devoção a Virgem Maria, herdada de São João Bosco.

Sobre as colinas da região de Asti, na Itália, e em todo o mundo salesiano, os dias 15 e 16 de agosto não são apenas para um tempo de repouso, mas também para comemorações e gratidão. Também, em São José dos Campos este fim-de-semana quer ser de comemoração e gratidão. Pois, em 16 de agosto de 1815, na fração “I Becchi” de Castelnuovo d’Asti, hoje Castelnuovo Don Bosco, de uma família de agricultores, nascia São João Bosco.

Naquela  noite, dentro da oitava da festa da Assunção da Virgem Maria, nascia o segundo filho de Francisco Bosco e Margarida Occhiena. A criança foi batizada no dia seguinte, com o nome de João Melchior Bosco. Esta semente de vida e de fé cresceu, tornou-se uma árvore frondosa e um bosque que espalhou seus ramos por todas as regiões do mundo, levando esperança e alegria para tantas crianças, jovens e adultos de todas as classes sociais.

Aquela já distante noite representou o início de uma belíssima história, uma magnífica aventura que, através da prática do Sistema Preventivo – um terreno cultivado com sabedoria, religião e bondade – fez brotar um novo horizonte na vida de muitas pessoas, oferecendo oportunidades de pão, trabalho e paraíso. Por isso, a Solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, celebrada no dia 15 de agosto e, a memória do nascimento de São João Bosco, celebrada no dia 16 de agosto, unir-se-ão na Paróquia Sagrada Família como em uma noite de “festa de família”.

“A familiaridade gera o afeto e o afeto produz confiança. Isto é que abre os corações (…)”, ensina-nos São João Bosco. Considerando, a feliz oportunidade que nos foi concedida de retornar à participação presencial nas celebrações litúrgicas – seguindo obrigatoriamente todas as medidas, celebrando a Virgem Maria e São Joao Bosco, a Paróquia Sagrada Família deseja favorecer o encontro das famílias ao redor da mesa, com a: Noite da Pizza! Embora não seja propriamente de origem italiana, a pizza se tornou uma marca de sua culinária. Qual família até hoje não se reuniu para celebrar uma data importante, juntos ao redor da mesa, comendo uma boa pizza?

Assim, em 15 de agosto, acontecerá a Noite da Pizza! As tradicionais pizzas de Calabresa e Mussarela serão vendidas a R$ 15,00. A venda será antecipada e a retirada acontecerá no estacionamento da Paróquia, em sistema Drive-Thru. Por isso, as vendas somente ocorrerão via transferência bancária ou DOC para as contas bancárias da Paróquia. Mas… Atenção! Não haverá venda de pizzas na hora do evento. O prazo final para as compras será quinta-feira, 13 de agosto. E… Importante! Após a transferência do valor correspondente ao pedido, o comprovante do mesmo deverá ser enviado por mensagem privada a Paróquia. Esta confirmação será feita via WhatsApp, onde após a pessoa enviar o comprovante e confirmar a quantidade de pizzas, também informará os sabores das mesmas.

Deste modo, a Paróquia Sagrada Família pretende unir a oração dos fiéis à ação dos seus paroquianos, para continuar a honrar com seus compromissos e encargos trabalhistas. Depois de mais de 120 dias sem a presença e a participação ativa dos fiéis na vida da comunidade paroquial e sem a realização do tradicional “Arraiá da Sagrada”, o evento busca arrecadar fundos para o sustento da Paróquia nas próximas fases deste período de situação emergente que vivemos. Por isso, essa “festa de família” quer ser uma reação à crise econômica que estamos por enfrentar. Temos a certeza de que juntos somos mais!

Não nos esqueçamos das palavras do Reitor-Mor dos Salesianos, Don Ángel Fernández Artime, X Sucessor de Dom Bosco, em mensagem a Família Salesiana, no início deste período:

“Neste momento de grande provação, de muita dor, quero realmente convidar à grande responsabilidade, como honestos cidadãos, de sermos verdadeiramente os primeiros, em nossas presenças, a respeitar e aceitar o que as autoridades estabelecem. Isto, porém, não significa que devemos permanecer passivos e esperar: no mundo salesiano foram lançadas muitas iniciativas (…). Mesmo durante estes momentos, devemos nos voltar para Deus, para o Senhor Jesus e pedir a força do Espírito Santo, recorrendo à intercessão de nosso amado Pai, Dom Bosco, e da nossa Mãe, a Auxiliadora”.

Por fim, fica o nosso convite: em casa, reúna a sua família; pais e filhos ao redor da mesa, para celebrar esta noite: a Solenidade da Assunção da Virgem Maria, nossa Mãe e Auxiliadora, e a memória do nascimento de São João Bosco, nosso Pai e Mestre, com a Noite da Pizza da Sagrada! Não deixe de registrar esse momento e compartilhar nas redes sociais com as hashtags oficiais:

#SomosASagradaFamilia #NoiteDaPizza #VivaDomBosco #VivaMariaAuxiliadora

Como já se tornou tradição, termino este artigo lançando mão de mais uma máxima:

“Quem confia em Maria jamais será iludido” (Dom Bosco).

Juntos! Sempre juntos, como família. Afinal, somos a Sagrada Família dos filhos de Dom Bosco, herdeiros do carisma nascido I Becchi e filhos da Virgem Maria assunta ao céu.


Rômulo Paula
Pascom Sagrada Família

 

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp !
Compartilhar