Tríduo e Festa de Dom Bosco

Estamos nos aproximando da Festa da Natividade de Dom Bosco, a ser celebrada em 16 de agosto. A celebração deste dia trata-se sempre de um grande acontecimento para a Paróquia Sagrada Família, para a Família Salesiana e para todo o Movimento Juvenil Salesiano, que normalmente é acompanhado por um intenso e profundo itinerário de preparação, para ser frutuoso a todos nós, à Igreja, aos jovens, à sociedade.

Providencialmente, o início da readmissão gradual de fiéis às celebrações litúrgicas se dará no final-de-semana desta festa. Os dias 15 e 16 de agosto, em uma Comunidade Salesiana, marcam a comemoração de uma das maiores marcas do carisma salesiano: a devoção a Virgem Maria, herdada de Dom Bosco.

Por isso, a Solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, celebrada no dia 15 de agosto e, a memória do nascimento de Dom Bosco, celebrada no dia 16 de agosto, se unirão na Paróquia Sagrada Família como uma grande “festa de família”.

A preparação para esta Festa será marcada por um itinerário espiritual de três dias, respectivamente:

– Em 13 de agosto, às 18h, o 1º Dia do Tríduo (On-Line), com a participação da Associação dos Salesianos Cooperadores (SSCC);

– Em 14 de agosto, às 18h, o 2º Dia do Tríduo (On-Line), com a participação da Comunidade Canção Nova (CN);

– Em 15 de agosto, às 18h, o 3º Dia do Tríduo (On-Line e Presencial), com a participação da Associação dos Devotos de Maria Auxiliadora;

Cada um destes dias pretende desenvolver um aspecto do carisma de Dom Bosco e de seus grupos, presentes na comunidade paroquial da Sagrada Família. A celebração dos 205 anos nascimento de Dom Bosco será realizada:

– Em 16 de agosto, às 19h, com a Festa da Natividade de Dom Bosco (On-Line e Presencial), com a participação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora;

O Tríduo e a Festa de Dom Bosco pretendem referir-se à Missão de Dom Bosco com os jovens e pelos jovens na Comunidade Salesiana de São José dos Campos.

Nos dias 13 e 14 de agosto, quando ainda não será possível a participação presencial, o Tríduo constituirá da palavra de um dos membro da  Família Salesiana, a oração do Santo Terço e reflexão de um dos Salesianos Padres. Em 15 e 16 de agosto, quando já será possível a participação presencial, a animação litúrgica das celebrações do Tríduo e da Festa, estará com um dos membros da Família Salesiana e, a Santa Missa, será presidida por um dos Sacerdotes.

Que o Espírito de Cristo nos anime na vivência do nosso itinerário de preparação a esta Festa de Dom Bosco, Maria Auxiliadora sustente-nos; da intensidade e profundidade do Tríduo dependem, de fato, os frutos espirituais, pastorais e vocacionais que esperamos em nossa Paróquia. Dom Bosco seja sempre nosso modelo e nosso guia!

Compartilhe no Whatsapp !
Compartilhar