Educadores se reúnem para celebrar o Dia do Professor

Celebrar o Dia dos Professores é celebrar a vida e o compromisso.  No clima de alegria os agentes da Pastoral da Educação da Diocese de São José dos Campos reuniram-se para uma Missa de Ação de Graças, no dia 15 de outubro, agradecendo pelo trabalho e por tantos desafios que tem enfrentado nesse ano, em especial.

A celebração foi presidida pelo Pe. Carlos Eduardo de Quadro, assessor da Pastoral da Educação da Diocese e concelebrada pelo Pe. Camilo Profiro, Pároco da Sagrada Família. Contou também com a presença da Irmã Mônica Maria de Sousa, Coordenadora Geral da Pastoral da Educação e agentes paroquiais.

A Pastoral da Educação tem o objetivo e o compromisso de incentivar os educadores cristãos ao protagonismo no processo de evangelização na esfera da educação. O objetivo principal deste grupo é promover, articular e organizar ações evangelizadoras no mundo educacional, que compreende escolas, meios de comunicação social, famílias e agremiações, para prestar seu serviço e anunciar o evangelho.

Os membros da Pastoral recebem uma formação especifica como agentes na esfera da fé, sendo sinal do Reino de Deus, de forma comprometida e ética, entre os jovens e as crianças que frequentam as escolas da nossa cidade.

Através dos Momentos Formativos, Momentos de Espiritualidade e Momentos Celebrativos, a Pastoral quer encorajar os que assumem a vocação de educar, para que levem adiante seu árduo trabalho e se empenhem em oferecer os valores do Evangelho na missão e iluminada pela luz que é a Palavra de Deus.

Cuidar melhor das nossas crianças e jovens como Dom Bosco nos chama, essa é proposta da Pastoral da educação.  “É preciso saciar a sede da proximidade. Estar com o outro para conhecê-lo, valorizá-lo e acompanhá-lo em seus projetos, colocando limites”.

A Educação é assim, uma fonte capaz de saciar as sedes do saber e a desenvolver oportunidades, com fé, afeto, acolhida, amizades verdadeiras, conhecimento, proximidade, dedicação, respeito, escuta e trabalho.

Ao final da celebração foi divulgado um vídeo com a Oração do Dia do Professor a benção especial aos professores presentes.

Se você deseja conhecer esse lindo trabalho pastoral, está convidado, pois todos somos educadores: agentes, professores, catequistas, pais e lideranças religiosas, pois “Educar é Coisa do Coração”. Una-se a nós!

Tânia Campos – coordenadora da Pastoral da Educação da Paróquia Sagrada Família

Compartilhe no Whatsapp !
Compartilhar