Pastoral da Educação estuda a Estreia 2021

Membros da Pastoral da Educação e da Catequese da Paróquia Sagrada se reuniram, por meios virtuais, no dia 4 de fevereiro para juntos estudarem a ESTREIA 2021, com o tema “Movidos pela Esperança – Eis que faço novas todas as coisas”.

O documento proposto por P. Ángel Artime, Reitor Mor dos Salesianos mostra a necessidade de sermos um espelho do amor de Deus para todos que encontrarmos pelo em nosso caminho, a fim de quebrar a “bolha” do isolamento social.

O encontro contou com a acolhida do Pároco, Pe. Mauricio Miranda, trazendo a sua alegria em poder conduzir um trabalho tão especial, desenvolvido por educadores comprometidos com a formação que olha os aspectos integrais do jovem e da criança e tornar mais explícita a mensagem de que a missão é evangelizadora e catequizadora.

São muitas as leituras feitas a partir deste momento histórico que atinge a humanidade. Nem mesmo as guerras mais sangrentas foram “globais” como a situação que estamos a viver. De qualquer maneira, que resposta podemos dar? Que contribuição podemos oferecer como Educadores Cristãos? Que valores evangélicos, lidos em perspectiva salesiana, sentimos que podemos oferecer? Como podemos oferecer a alternativa de uma “educação à esperança”?

O Prof. Andre Teixeira abriu um espaço de reflexão e ideias para a ação educativa em todos os ambientes. Tema fascinante, útil e complexo, salientou que em nossa missão de educadores, não podemos “viver no limbo”, como se nada pudéssemos fazer diante dos acontecimentos pelos quais a sociedade vive, a justiça, a igualdade de oportunidades, a defesa dos mais frágeis, a promoção da vida cívica e honesta.  Essa dimensão é hoje mais urgente do que nunca, uma vez que a sociedade em que vivemos não crê muito nesses valores.

Como filhos de Dom Bosco procuremos dar respostas neste momento de emergência como sinal de caridade e de esperança e acompanhar os jovens ao longo do caminho da existência abrindo-os a outros horizontes, a novas perspectivas e ajudar aos jovens e crianças a descobrirem a “normalidade da vida” na simplicidade e autenticidade.

Somos convidados a uma mudança de valores: do fechamento à abertura, do individualismo à solidariedade, do isolamento ao encontro autêntico; da divisão à unidade e do pessimismo à esperança

Deus nos fala através de muitas pessoas que souberam viver com esperança em situações-limite e continua a nos falar através do coração de pessoas que respondem de modo original e diferente; a santidade salesiana da nossa Família é rica em modelos que souberam viver movidos pela esperança.

Se você quiser conhecer esse bonito trabalho venha parte da Pastoral da Educação e junte-se ao grupo! (taniamcec@gmail.com)

Compartilhe no Whatsapp !
Compartilhar