São José dos Campos, 24 de Fevereiro de 2018

    13/02/2018

    Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma: 40 dias para reflexão


    A Quarta-feira de Cinzas, conhecida por Dia de Cinzas, marca a abertura de um período muito especial para os cristãos.

    A Quaresma representa os 40 dias que Jesus esteve no deserto, suportando todas as aflições e tentações. Neste sentido, a data representa o início de 40 dias de reflexões e arrependimentos, como forma de relembrar o sofrimento que Jesus passou na Terra.

    SIGNIFICADO

    O sufixo do nome “cinzas” tem origem unicamente religiosa. Como neste dia é comemorada a clássica missa das cinzas, o primeiro dia da Quaresma recebeu este nome. Na missa das cinzas, são queimados os galhos louvados no Domingo de Ramos no ano passado.

    O ritual funciona da seguinte maneira: as cinzas são misturadas a água benta, utilizada para sinalizar uma cruz na testa de cada fiel, através da frase: “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás”. Essa marca deverá ser mantida até o pôr do sol do mesmo dia.

    Na Quarta-feira de Cinzas, sob orientação da Igreja Católica, os fiéis fazem jejum ou não comem carne. Há vários anos existe esta tradição, para relembrar os cristãos devotos o sacrifício de Jesus. A ideia é de que, como Jesus se sacrificou por todos, na cruz, os crentes deveriam também realizar um sacrifício, como a privação de carne ou de algo do que gostem.

     

    Voltar

© Copyright 2010, Paróquia Sagrada Família. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: