São José dos Campos, 17 de Outubro de 2017

Artigo Pe. Silvio: Em tempos de perseguição


O mesmo Jesus que nos chama, prepara cada um para compreender bem o desafio da missão. Seremos perseguidos e toda perseguição pode nos amedrontar. É Jesus dizendo: “Vedem eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos. (...) Não tenhais medo deles”. (Mt 10, 16.26).

Recordemos o que escreveu Paulo: “...trazemos esse tesouro em vasos de barro, (...) Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia, postos em apuros, mas não desesperançados; perseguidos, mas não desamparados; derrubados, mas não aniquilados” (2Cor 4, 7-9).

Jesus não iludiu o ilude ninguém. Ele mesmo já antecipa no seu testemunho, o sofrimento libertador que fará parte da vida de cada discípulo. E esse ensinamento é para todos nós. Não podemos querer seguir Jesus sem passar pelo caminho do sofrimento, das dificuldades, das perseguições. Tudo isso nos faz mais fortes, mais convictos do Evangelho e mais fortalecidos na fé. O combate é grande!

Essa inquietação pela causa do Reino é que tempera nosso testemunho. Ao contrário de nos desanimar, é isso que reanima e enche de alegria os nossos corações. Essa força nós a encontramos na Eucaristia celebrada e recebida e na oração.

Não tenhais medo! “Todo aquele, pois, que se declarar por mim diante dos homens, também eu me declararei por ele diante do meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me renegar diante dos homens, também eu o renegarei diante do meu Pai que está nos céus” (Mt 10, 32-33).

Somos chamados para essa missão! É o Senhor quem nos chama, nos prepara e nos envia. Tenhamos os corações abertos e o profundo desejo de anunciar a Boa Nova, com todas as perseguições que teremos.

“Felizes sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus” (Mt 5, 11-12). É grande a vossa recompensa nos céus! Eis a certeza do Senhor!
 

© Copyright 2010, Paróquia Sagrada Família. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: