São José dos Campos, 23 de Janeiro de 2018

Artigo Pe. Silvio: Acolher a identidade de Jesus


O medo de comprometer-se com as exigências do Reino de Deus é, com toda certeza, o motivo de muitos buscarem uma vida fácil, enganados pelas propostas descompromissadas que a sociedade, comumente, vai oferecendo. Comprometer-se com Cristo é um caminho de contínua exigência, que nos faz pessoas ativas na prática do bem social, da justiça e do respeito humano, na busca da religiosidade incansável.

Com essa abertura do coração, acolhemos a identidade de Jesus, como fez Maria, ao ser convidada para ser a Mãe do Senhor. Nela crescia, dia a dia, a consciência de ser acolhedora do mistério de Deus, o que, com certeza, nem sempre foi tão fácil.

Recorda-nos, São João Paulo II que “Maria, durante toda a sua vida, esteve em contato com a verdade de seu Filho apenas na fé e mediante a fé”. E Maria assumiu todas as consequências dessa maternidade, desafiando as posturas sociais, desafiando também as imposições culturais, para experimentar o pleno sentido desse compromisso com o Reino.

Foi a forte identidade de Maria que a fez rica de iniciativas, segura em suas decisões e pronta na ação. Para constatação, basta lermos as narrativas de Lucas quando nos apresenta Maria como uma mulher operante. Ela foi capaz de irradiar a força que experimentou profundamente ao ser visitada pelo Anjo Gabriel.

Como é enriquecedor perceber que, caminhando para o encontro da sua prima Isabel, Maria inaugura esse modo próprio de Jesus, o homem que veio para servir e não ser servido, que entrou na casa das pessoas simples e demonstrou solidariedade para com todos.

Acolhendo a identidade de Jesus, acolhemos seu modo simples e intenso de anunciar o Reino de Deus, trazendo a esperança para todas as pessoas. Muitos foram tocados pelo seu jeito tão humano de nos falar de Deus.

No desafio a tanta indiferença e a tantos ataques a Deus, desafiamo-nos a anunciar, com nossas vidas e com imensa alegria, que escolher Cristo como Nosso Senhor, é uma atitude que exige inteligência, ousadia e muita capacidade. Muitos são chamados, mas poucos conseguem enxergar a grandiosidade desse convite!

 

© Copyright 2010, Paróquia Sagrada Família. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: