São José dos Campos, 25 de Fevereiro de 2018

Catequese


A Pastoral da Catequese atua na preparação de crianças para receberem o Sacramento da Eucaristia, preparando-os para o ingresso na Crisma.

O objetivo principal da Catequese é que as crianças e adolescentes descubram e “apaixonem-se” pela pessoa de JESUS CRISTO vivo, como único Salvador e Redentor, aprendendo a amá-Lo e tendo-O como modelo de vida e santidade.

A Preparação à Primeira Eucaristia (a primeira de muitas!) para crianças e adolescentes tem a função de levar o catequizando a descobrir-se como pessoa, vivendo a plenitude da fé e vida, conhecendo a pessoa de Jesus através da participação da comunidade.

As crianças podem iniciar a Catequese a partir dos sete (07) anos, completos  preparando-se em três anos (divididos em encontros semanais com uma (01) hora de duração.

A partir de 2014, obedecendo a uma nova estrutura estabelecida pela Diocese, com o objetivo de assegurar a continuidade do processo de evangelização e evitar as evasões, todas as crianças que terminam a Catequese e fizeram a primeira comunhão, agora ingressam diretamente na Crisma.

Temos a preocupação de preparar bem nossas catequistas, com cursos e formações contínuas porque desta maneira temos a certeza da qualidade dos encontros com as crianças.

Mas, nenhuma ação educativa, seja na escola, seja na igreja, terá tanta eficácia nem poderá ser exercida por tanto tempo e de maneira tão preponderante. A preocupação com a família continua. A catequese acredita na família como ambiente propício para o desenvolvimento da fé cristã.

A família é fundamental na transmissão da fé e contamos com ela para a realização de nosso trabalho. E como a família pode contribuir nesta missão evangelizadora?
• Pelo testemunho – os filhos aprendem a amar vendo os membros da família se amar;
• Pela palavra – o que sai da boca da família vai-se gravando na mente e no coração dos filhos.• Pela espiritualidade – o desejo de ter Deus plantado na vida em família.

Venha ser catequista você também!

A Catequese é o caminho privilegiado de nossa santificação, é contribuir na educação da fé e na vida dos catequizandos e da comunidade cristã. Se qualquer trabalho voluntário é maravilhoso, tanto mais quando esse trabalho leva ao Reino de DEUS! Sabemos que nos dias atuais é mais difícil catequizar, mas a benção e o amor do PAI superam todo obstáculo!   Nós catequistas da Paróquia Sagrada Família nos reunimos ás segundas-feiras às 14h00 na Paróquia. Aceite este chamado!

ACESSE AQUI os  arquivos referentes à Formação Permanente para os pais/responsáveis dos catequizandos

 13/08/2010 - CAMINHOS DA CATEQUESE  PARTE 1  autor:  Pe Silvio César, sdb

 10/09/2010 - CAMINHOS DA CATEQUESE PARTE 2  autor  Pe Silvio César, sdb

Catequese

Etapa 1 – Pré-Catequese – crianças de 6 anos – 1 ano duração
Etapas 2, 3 e 4 – Crianças a partir de 7 anos completos (3 anos de duração)

Coordenadora: Neuza

 

Vice-coordenadora: Filomena e Claudia

 

    Voltar

    © Copyright 2010, Paróquia Sagrada Família. Todos os Direitos Reservados.

    Desenvolvimento: